Nesta quinta-feira (18), estudantes do 1º ao 5º ano do Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha (IEEOA) tiveram a oportunidade de assistir a quatro curtas-metragens produzidos em Alegrete. A atividade fez parte da programação do projeto Movimentando a Cultura no CC, realizado pela Associação Cultural Mensageiros.
Os curtas exibidos foram: "E se tudo der certo", "Tempo de Escola", "Um Lobisomem na Escola" e "Acordes", todos produzidos pelo Coletivo Multicultural de Alegrete. A ação foi coordenada por Merlen Alves, Tatiane Quintana e Alisson Machado.
Filmes Exibidos:
"E se tudo der certo" - Roteiro: Paulo Amaral - Direção: Alisson Machado - Duração: 4 minutos - Classificação: Livre - Sinopse: Baseado no conto “E se nada der certo”, o curta apresenta a relação de Maria com a profissão de seu pai, pedreiro, que ela admira com muita alegria e intensidade. - [Link do filme](https://youtu.be/Vl2hLUXXJRM?si=eiZHhkEXFZdXAGJH)
"Tempo de Escola" - Roteiro: Estudantes da EMEB Fernando Ferrari - Orientação: Paulo Amaral - Direção: Alisson Machado - Duração: 20 minutos - Sinopse: Após a perda do cachorrinho de estimação do pequeno George, colegas de escola viajam no tempo com a ajuda de um velho professor de Matemática para tentar salvar o bichinho. Nessa viagem, encontram personalidades importantes de Alegrete, como Mário Quintana e Dr. Romário, em uma divertida aventura que mostra o valor dos sonhos e da amizade.
"Um Lobisomem na Escola" - Roteiro: Paulo Amaral - Direção: Alisson Machado e Paulo Amaral - Duração: 25 minutos e 42 segundos - Sinopse: Estudantes de uma escola de Alegrete desconfiam que um de seus professores pode ser um lobisomem. Para evitar que ele continue se transformando, eles resolvem descobrir como enfrentar o monstro. O filme destaca o valor da união, amizade e a importância do trabalho em equipe. - [Link do filme](https://youtu.be/neNwIo9DCyE?si=4EIHp3IHeM_irZlA)
"Acordes" - Roteiro: Paulo Amaral - Direção: Alisson Machado - Duração: 4 minutos e 11 segundos - Sinopse: Baseado no conto “O Louco e o Violão” de Eduardo Galeano, o curta apresenta a personagem Morada de Rua, que em seu cotidiano toca um violino imaginário. O filme aborda discussões sobre preconceito, pré-julgamentos e diferenças. - [Link do filme](https://youtu.be/awma5LOAgmU?si=GFGEFp_F9y5Xipdb)
Para mais informações e agendamentos, entre em contato pelos números: 99633-4438 e 9973-2512.