09/08/2024 às 22h07min - Atualizada em 09/08/2024 às 22h07min

Segunda Edição do Encontro Gaúcho de Educadores e Pesquisadores Surdos em Alegrete

No dia 3 de agosto de 2024, aconteceu a segunda edição do Encontro Gaúcho de Educadores e Pesquisadores Surdos, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), em Alegrete. O evento foi promovido pela professora Helenne Sanderson, docente de Libras da UERGS, com a colaboração das professoras Ana Paula Gomes Lara e Keli Krause, ambas da Unipampa, e da professora Carilissa Dall’Alba, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
A primeira edição do encontro foi realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2023, em Porto Alegre. O principal objetivo do evento é compartilhar informações sobre a produção de projetos de pesquisa, ensino e extensão, além de discutir temas como progressão na carreira, plano de saúde, aposentadoria, entre outros. Também foram abordadas a importância das atualizações do currículo Lattes e a relevância de se associar a sindicatos e associações de professores para garantir direitos.
Após o sucesso da primeira edição, os professores surdos decidiram que o evento seria realizado anualmente em diferentes instituições. Alegrete foi escolhida para sediar a segunda edição, realizada no sábado, 3 de agosto de 2024. O encontro foi coordenado pela professora Helenne Schroeder Sanderson, da UERGS, e contou com a participação de 30 professores surdos gaúchos de várias cidades. A terceira edição do encontro será em Uruguaiana, na região da fronteira, coordenada pela professora Ana Cláudia Fagundes Antunes, da Unipampa.

Durante o segundo encontro, a programação da manhã foi destinada exclusivamente aos professores surdos, enquanto a parte da tarde foi aberta ao público. O evento contou com uma participação especial do grupo de teatro "Surdo do Barulho". O encerramento foi marcado por uma festa especial no Cocktail Dreams, com a DJ surda Lenny. Vale destacar que os estabelecimentos Villa Burguer e Cocktail Dreams, ambos localizados na Rua Gastronômica de Alegrete, ofereceram um curso básico de Libras dias antes do evento, ministrado por Flávia Oliveira, discente de pedagogia da UERGS e instrutora de Libras da empresa INCLUSIVE, de Josie Pillar, organizadora da festa.

Fotos: Alisson Silveira


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tchealegrete.com.br/.
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp