Em uma das regiões onde a cultura do arroz possui grande importância, Mariano Pinto sediará a 18ª Festa do Arroz durante a primeira semana de julho. A comissão organizadora, liderada pela patronagem do CTG Sentinela do Ibicuí e pelo IRGA (Instituto Rio-Grandense do Arroz), divulgou a programação do evento, que terá início no dia 7 de julho, às 14h, com a inauguração do Memorial do Arroz na sede social do CTG Sentinela. A iniciativa conta com o apoio da Associação dos Arrozeiros de Alegrete.
No dia 8, será realizado um jantar italiano às 20h e, no dia 9, as atividades começarão com uma exposição de maquinário a cargo da empresa John Deere. Às 9h, haverá uma palestra sobre arroz ministrada pelo casal Ruth e Vitorino Dornelles. Às 9h30min, o agrônomo Tiago Pedroso, da EMATER, apresentará uma palestra sobre implantação de pastagens de inverno e manejo inicial. Às 10h, será prestada uma homenagem aos orizicultores de Mariano Pinto, culminando ao meio-dia com um risoto italiano, seguido da tradicional Domingueira.
A patroa do CTG Sentinela do Ibicuí, Idelcina Noetzold, o assessor do IRGA, Celeni Viana, o chefe do Núcleo de Assistência Técnica do IRGA, Ivo Mello, e o presidente da Associação dos Arrozeiros, Gustavo Thompson Flores, reforçam o convite para as atividades que marcarão a realização da 18ª Festa do Arroz em Mariano Pinto.