12/09/2024 às 13h00min - Atualizada em 12/09/2024 às 13h00min

O empenho de Leite e de Polo foram vitais para o investimento em Eldorado do Sul

Como se deu? O que é um data centers? Quando começa?
Em meados de 2023, chegou ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo a informação de que uma grande empresa de tecnologia do centro do país queria expandir os seus negócios no Rio Grande do Sul.
Contatos começaram a ser feitos até o governador Eduardo Leite fazer uma ligação telefônica para Marcos Peigo, CEO da Scala Data Center. A conversa foi crucial para que o investimento da empresa, que já opera em Porto Alegre, prosperasse.

Nesta quarta-feira (11), foi feito anúncio oficial da instalação da “Cidade dos Data Centers” numa ainda machucada Eldorado do Sul.
Mas do que se trata esse investimento de bilhões de reais? O que é um data center?
De forma simplificada, empresas como a Scala Data Center trabalham oferecendo armazenamento, segurança e processamento de dados digitais. No caso da Scala, o foco da sua unidade no Estado são as operadoras de nuvem que trabalham com Inteligência Artificial (IA).   
O ramo é promissor, pois haverá daqui para frente uma demanda cada vez maior por esse tipo de serviços, que também exige um consumo alto de energia. Na assinatura do protocolo, Marcos Peigo deu um exemplo para mensurar esse crescente consumo:
“Imaginem sete secadores de cabelo ligados ao mesmo tempo; esses 10 kilowats alimentam um rack (unidade servidora de armazenamento). No entanto, em breve, para essa mesma alimentação, serão necessários 150 kw”.   
Um dos pontos facilitadores para escolha do Rio Grande do Sul para instalar a Scala Al City é justamente a oferta de energia limpa, opção da empresa.
Consequentemente, a Scala deverá empregar 2 mil pessoas na fase inicial e abrir, num segundo momento, um amplo campo de trabalho para quem opera com tecnologia. São previstos mil postos de ocupação diretos e indiretos para quando essa unidade, referência da América Latina em data centers, estiver funcionamento. Detalhe: Marcos Peigo afirmou que a prioridade será para mão-de-obra local.
Num salão Negrinho do Pastoreio lotado nesta quarta-feira, o governador Eduardo Leite, o secretário Ernani Polo e todos os que trabalharam pelo governo estadual nas negociações não disfarçavam o orgulho pela conquista, que se não chegou a ficar ameaçada por causa das enchentes, ao menos foi repensada.
Há nesse investimento os seus simbolismos. O nome de Eldorado do Sul ressurge depois de constar em incontáveis manchetes e imagens da destruição de maio. O município foi proporcionalmente o mais atingido pelas enchentes. Se o 11 de setembro ficou para história do mundo como a da destruição das torres gêmeas no coração financeiro do mundo, a data terá significados bem mais empolgantes para o sul do Brasil.

Investimento
A Scala colocará diretamente R$ 3 bilhões na construção da estrutura física, numa área de 700 hectares.
Vencida a fase das obras, empresas como Amazon, Google e Oracle investirão mais R$ 4 bilhões equipamentos para o armazenamento de dados.
Estão previstos 3 mil empregos diretos e indiretos na primeira fase e entre mil e 1.500 quando a data center estiver funcionando.

Quando começa?
O projeto andará com maior velocidade assim que for aprovada pelo Congresso Nacional a regulamentação do armazenamento de dados, assim como o marco legal do uso da inteligência artificial.
No ato do Palácio Piratini, Marcos Peigo pediu engajamento dos políticos gaúchos para essa tramitação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tchealegrete.com.br/.
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp