25/06/2023 às 12h37min - Atualizada em 25/06/2023 às 12h37min
Vacina da dengue aprovada: Brasil se prepara para sua comercialização
Qdenga, fabricada pela Takeda Pharma, estará disponível em laboratórios particulares na próxima semana, enquanto sua inclusão no sistema de saúde público aguarda avaliação da Conitec.
Aprovada pela Anvisa em março, a vacina da dengue deve começar a ser vendida no Brasil na semana que vem. A Qdenga, fabricada pela Takeda Pharma, é composta por quatro sorotipos do vírus da doença.
O anúncio foi feito pela Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC) que informou que a vacina estará inicialmente disponível só em laboratórios particulares. O preço da dose deve variar entre R$ 350 e R$ 500 em todo o país.
A Anvisa recomenda a vacina para pessoas entre quatro e 60 anos de idade. Até agora, o único imunizante aprovado no país, Dengvaxia, era destinado apenas para quem já havia tido dengue.
A vacina é administrada na pele em duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. O grau de eficiência é de 66,2% entre pessoas que nunca tiveram dengue antes e de 76,1% entre os que tiveram.
Ainda não há uma data definida para a disponibilização da vacina Qdenga no sistema de saúde público. A sua aprovação depende da análise e decisão da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), que assessora o Ministério da Saúde nesse tipo de processo.